[Faça Você Mesmo] Estante para Livros

Olá Leitores, hoje resolvi fazer um post diferenciado. O maior problema para nós amante dos livros é o espaço e o lugar para guardar nossos amados bebês. Que tal resolver os dois problemas? E o melhor gastando quase nada?
Então leiam o post e vejam como é fácil.

O primeiro passo é conseguir caixotes, desses de feira mesmo, aqui próximo a minha casa toda semana tem vários disponíveis, de graça.





Provavelmente eles estaram com muitos fiapos e com ondulações, mas não desistam! Com a lixa certa para madeira e um pouco de paciência, tudo se resolve rsrs. Mas cuidado na hora de lixar, os fiapos as vezes (ou sempre) são perigosos. Por isso consegui uma lixadeira, como essa abaixo.




Para lixar os caixotes utilizei dois tipos de lixa, uma mais grossa (gramatura 60) para tirar os fiapos e outra mais fina (gramatura 100) para dar acabamento e deixar o caixote melhor para receber a tinta. Cada lixa custa em torno de 1.50 a folha, eu comprei 3 folhas de cada e ainda sobrou. Após lixar, você irá perceber que a madeira já está mais lisa ao toque, pronto! Podemos partir para a primeira demão de tinta.
Lixa gramatura 60
Lixa para acabamento gramatura 100



A tinta usada foi a esmalte base àgua, que é a melhor indica para esse tipo de trabalho, tem duas opções a acetinada ou a brilhante, nesse caso utilizei a brilhante de 900ml que custa em torno de 25,00. Em 4 caixotes utilizei 1 lata e meia da tinta, não podemos esquecer do solvente para diluir a tinta e ter um melhor resultado.





A trincha utilizada foi a 1/2" 12,7mm para os cantos utilize uma mais fina a seu critério. Já na primeira demão o resultado é esse;





Entre as demãos é necessário de 8 à 10 horas por ser tinta esmalte demora mais para secar. O resultado final é esse:

                                     
Na estante cabe em média 70 livros e não ocupa muito espaço.
E aí o que acharam? Me conte ali nos comentários.

16 comentários:

  1. Oiii, que ideia maravilhosa <3 Adorei a dica, se meu quarto fosse maior com toda certeza iria fazer, e pintaria toda colorida hahahaha amo cores <3 Amei a ideia.
    Beijinhos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, além de ser muito útil podemos usar nossa criatividade, amei sua idéia colorir ficaria lindo!

      Beijos^^

      Excluir
  2. Uma ideia muito interessante, e com custos bem pequenos! Que pena que já tenho estante, porque essa ideia é bem válida! Quem sabe no futuro rs :*

    ResponderExcluir
  3. Gente, seriooooooo, que ideia maravilhosa. Se meu quarto tivesse espaço seria mt bom pois preciso de uma estante nova. Hahaha. Bjsss
    Menina da Livraria


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se não tem espaço, que tal fixar na parede? ;)
      Beijos^^

      Excluir
  4. Essa ideia é maravilhosa e o resultado fica lindo, né?! <3
    http://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina, super legal a ideia, parabéns pelo post, ficou linda!

    ResponderExcluir
  6. Amigaaa sua louca, quer me ver sem um braço, perna ou mão? Sou descoordenada demais, para esses trabalhos... mas ficou tão linda *----*!! Adorei a dica.
    Beijão, Bru - www.nãoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru você não pode ser pior queveu vai por mim kkkk
      Beijos^^

      Excluir
  7. Que lindoooo! Quando eu tiver meu próprio quarto, vou ver se consigo fazer deste jeito, porque é bem maos barato e fica até bonito ;)
    Parabéns pelo post, muito útil! Beeeijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh, obrigada!
      Com certeza você consegue ;)
      Beijos^^

      Excluir
  8. Você, basicamente, me salvou. Eu não tenho uma estante e estava pensando em comprar uma - sendo que dinheiro não está tendo. Adorei seu post e essa ideia vai me fazer economizar bastante. Espero que eu consiga fazer direitinho :)

    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Dizer que adorei o post é um mero detalhe.
    Demaaaaais! Vou tentar fazer (tô precisando de mais estantes kkk).
    Valeu pela dica. :)

    Abraços!

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Mas gente que coisa mais linda, e você foi bem criativa hein Sabrina! louco para fazer uma dessas aqui para mim.

    ResponderExcluir
  11. Que post bacana! Que iniciativa legal. Eu não vejo muito dessas caixas,mas quando achar certamente vou lembrar dessa dica,e tentarei fazer.
    Adorei,ficou lindo.
    Bjo

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sabrina!
    Que ideia incrível e criativa! Adorei! Fica lindo e gastamos bem menos! Amei o post super produtivo!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer