[Resenha] A Aposta - Vanessa Bosso




Título: A Aposta
Autor(a): Vanessa Bosso
Páginas: 288
Editora: Novas Páginas

A primeira experiência amorosa de Nina não foi nada boa. Diante de tamanha decepção, a garota não quer saber de namorados e seu coração virou uma pedra de gelo. No colégio, os garotos lançam uma aposta a Lex, o grande pegador , daqueles que arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados. Será que ele, com todo seu poder de sedução, conseguirá conquistar o coração de Nina? De forma hilária e dinâmica, a autora levará os leitores a uma viagem inesquecível, na qual a amizade e o amor reinarão em absoluto... Até que uma vingança surja em cena para estragar tudo. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo está prestes a começar.

A Aposta foi minha primeira leitura desse ano, e posso dizer que comecei muito bem! Nina é uma garota inteligente e atlética, mas ao mesmo tempo marrenta e briguenta. Depois de uma decepção amorosa e um coração partido, ela decide que não quer saber de homem por um bom tempo, construindo em seu coração uma muralha quase intransponível. Após ser expulsa de seu antigo colégio, Nina é matriculada no Prisma, e como acontece com todo aluno novo, torna-se o centro das atenções.

Mas não, ela não é do tipo que leva desaforos para casa.


Lex é o típico clichê, garoto lindo e loiro que todas as garotas suspiram quando passa. Ele sabe do seu charme e aproveita-se dele. Desde o primeiro dia de aula ele repara em Nina, mas a garota é uma fera e não deixa ninguém se aproximar. O problema é que Lex é desafiado por seus amigos a aceitar a “Grande Aposta”. Que aposta? Advinhem!!!! Conquistar o coração de Nina! Ele precisa do dinheiro, para pagar o concerto da sua moto, mas não está disposto a ir tão longe para consegui-lo. Mas parece que Lex não tem opção: Bárbara, sua ex-namorada, tem o vídeo do acidente de moto e chantageia-o prometendo revelar ao pai do rapaz o que realmente aconteceu naquele dia.

A “Grande Aposta” leva a uma confusão danada, repleta de outras pequenas apostas, beijos roubados, uma viagem de formatura a uma ilha paradisíaca, planos de vingança, muito choro e briga e muito mais!

Eu gostei basicamente de duas coisas nesse livro. A primeira é a narrativa. Uau! Eu nunca tinha lido um livro escrito desta forma e a Vanessa Bosso conseguiu me mostrar o quão boa fica. Em A Aposta a narradora é e não é ao mesmo tempo um personagem. Confuso né? Vou tentar explicar melhor! A narradora não é nenhum dos personagens envolvidos diretamente na história, mas faz parte dela como uma observadora. Enquanto eu lia o livro me sentia ao lado da narradora, observando toda a cena como se fosse uma expectadora e participante assim como ela. Vou colocar um trechinho para vocês conseguirem ver o que quero dizer:

Estamos agora no quarto de Alexandre Heinrich e sempre que entro por aqui tenho vontade de passar um aspirador de pó e dar uma ajeitada nas roupas espalhadas. Mas sou só uma narradora, então, nada feito.

Quanto à narrativa ainda, a única coisa que eu não gostei foi que os capítulos são pequenos, deixando a leitura picada. Mas isso é apenas um detalhe, que não chega a prejudicar o desenvolvimento da história.

A segunda coisa que eu gostei do livro foi a ênfase no amor adolescente. O livro é bem teen, bem adolescente, chegando a ser até bobinho. Mas a forma como a autora relata o primeiro amor... Aquele tipo de amor no qual tudo é vivido e sentindo intensamente, cada toque, cada momento; no qual cada briga e discórdia parece o fim do mundo, um beco sem saída; no qual cada olhar e cada sorriso geram borboletas no estômago; e por fim, onde viver sem o outro é simplesmente impossível e desesperador. Oh... suspiros!!! O amor adolescente é tão arrebatador e intenso! 

É um beijo úmido, regado de lágrimas de ambos os lados. Ele chora por acreditar em um final feliz. Ela chora porque sabe que finais felizes não existem.

A Aposta é daqueles livros gostosinhos de ler. Como já disse, o livro tem uma pegada bem teen, então ao lê-lo não criem uma expectativa muito grande, porque a história se passa em um contexto de garotos e garotas de 17 anos. Pretendo ler outras obras da autora, me identifique com sua escrita, seu senso de humor e sua intensidade.

9 comentários:

  1. Adorei a proposta e o "arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados", rindo até o fim do ano com essa sinopse. Mas desanimei no romance bem teen, bobinho - ahauhauha!! Mas acho que é mais de momento, sabe? e vejo ele como um pós ressaca literária, um livro de transição!!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, ele é um ótimo livro de transição mesmo...

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lili! Eu adorei ler sua resenha, gosto de livros assim.
    Eu tenho esse livro na minha estante e só estava criando coragem para lê-lo. A coragem você me deu! Hahahahah
    http://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Noss, já senti vontade de ler!
    Hahaha, gostei demais da resenha.

    Abraços!

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal, mas acho que passei da fase desse livro hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  5. OMG que resenha maravilhosa! Mas confesso que histórias assim não me chama muita atencão, mas que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  6. Gente...adorei esse trecho do narrador/personagem/observador...muito interessante.
    Adorei sua resenha,mas o livro talvez nem entrasse na minha imensa fila,por motivos de afinidade(Bial)rsrs.
    Beijo.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, mas acho que livro teen é pra quando você tá meio sem nada pra ler. Essa coisa de aposta num romance é sempre interessante... Talvez durante uma ressaca, quem sabe?
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lili!
    Achei a estória bem legal! Apesar de ter os clichês e que provavelmente já até sei a confusão que vai dar nessa aposta, eu leria haha Já está na wishlist! Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer