[Resenha] Estudo Independente

 Título: Estudo Independente
Autor(a): Joelle Charbonneau
Páginas: 318
Editora: Única
 
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

Estudo Independente é o segundo livro da série O Teste, e segue a mesma linha de narrativa do primeiro. Cia conseguiu sobreviver aos Exames Preliminares e agora está na universidade. Apesar de seu sonho ser entrar no curso de Engenharia Mecânica a garota é direcionada pelos organizadores do Teste para o curso de Governos.

Mas essa não é a única decepção de Cia, já que ela descobre que as visões que vinha tendo desde o final do Teste e as mensagens que deixou para si mesma a respeito das atrocidades que ocorreram ao longo do mesmo são verdadeiras. Tal descoberta vai abalar seu relacionamento com Thomas, fazendo com que uma brecha comece a se formar entre os dois. Cia ama Thomas e está disposta a ver até onde esta brecha vai e até quanto pode confiar no namorado.


Nós mudamos. O Teste fez isso com a gente.

Mas mesmo com todas as crises amorosas, Thomas não é a preocupação principal de Cia. Esta está sendo vigiada pelo dr. Barnes e pela professora Holt, líderes dos exames e testes. Além disso, a concorrência e competição entre os graduandos são ainda mais acirradas do que as anteriores e falhar não é uma opção!

Com o governo tentando apagar sua memória de quando ela esteve no Teste, com sua vida correndo risco e a pressão de ter que ir bem em seus exames, Cia vê a urgência de mostrar ao mundo a verdadeira natureza do Teste, uma verdade suja ligada a desaparecimentos e mortes, revestida por uma capa de esperança de um mundo melhor.

Por mais que eu gostasse de pensar que sou importante, não sou. Sou muito inexperiente. Muito novata. Jovem demais.

Cia une-se à resistência, com o intuito de revelar toda a verdade aos cidadãos da Comunidade Unida. Porém, em quem ela deve ou pode confiar? Em seus colegas de universidade, que foram capazes de ações impensáveis para conquistar uma vaga no curso? Nos líderes da nação, cujas ações são as de um governo totalitário? Na resistência, cujos membros ela pouco conhece e conversa? 

Imagem: geracaoleiturapontocom


Gente, o que dizer desse livro? Não decepcionou, não mesmo. Acho Estudo Independente simplesmente fantástico. A autora conseguiu manter a mesma linha do primeiro livro, fazendo uma história repleta de suspense, mistério e aventura. 

Cia está mais madura, sábia e responsável, tendo uma noção real de em que está envolvida e do que acontece na universidade, suas atitudes e comportamentos são extremamente calculados. O mistério a respeito da morte e desaparecimento dos competidores está ainda mais intenso e de tirar o fôlego. Assim como a garota ficamos ávidos para descobrir o que acontece com aqueles que fracassam e para onde vão os redirecionados. 

O final me deixou boquiaberta. Precisei parar a leitura para dizer: "Não acredito! Esse livro é muito bom!". Se a leitura já estava sendo ótima, nos últimos capítulos ela tornou-se fantástica. Assim como no primeiro livro, a autora conseguiu me surpreender de uma forma incrível, como poucos autores conseguem fazer. 

Quem gosta de distopia PRECISA ler esse livro intenso, rico e singular. Não vejo a hora de começar a ler A Formatura, o terceiro livro da série.

11 comentários:

  1. Lili, tudo bem? Não li O Teste, mas vi a resenha. Não faz muito meu gênero, mas as resenhas sempre me deixam curiosa, isso é péssimo pro meu bolso...rs!!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, te entendo totalmente... as suas resenhas tem o poder incrível de fazerem minha booklist aumentar...hahaha...

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Lili!
    Tive de pular sua resenha, pois ainda irei ler essa trilogia. Foi uma das minhas últimas aquisições.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza espero que você goste, eu estou amando demais essa trilogia.

      Beijos

      Excluir
  3. Confesso que só li o final da sua resenha,onde você dá sua opinião,pois provavelmente lerei "O teste" muito em breve e tô fugindo de qualquer indício de Spoiler.Mas tô muito feliz de saber que a sequência continua boa.Adorei.
    Beijo.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de distopias, mas essa resenha me chamou atenção. Já tinha visto "O teste" antes, e me interessei pela leitura. Esse post só me deixou mais e mais curiosa! Hahaha. Amei
    Menina da Livraria


    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo! Meu Deus, gostei demaaais dessa série.
    Leia logo o terceiro, vai curtir muito. :)
    Adorei a resenha.

    Abraços.

    Pedrim
    http://www.pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo distopias... Não li sua resenha todo por motivos de spoiler, já que ainda não li o primeiro livro da série. Mas " o teste" parece ser muito bom e é ótimo saber que o segundo é melhor ainda. Já posso comprar o box sem medo.
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, pode comprar o box sem medo sim... se você ama distopias acredito que vai amar essa também.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá, Lili!
    Confesso que pulei algumas partes para não pegar spoilers haha Quero muito ler "O Teste", pois amo distopias e essa parece ser ótima! Amei sua resenha <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Essa série sempre me chamando atenção! HAhahahha #precisoler
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer