[Resenha] Não Fuja! - FML Pepper



Nome: Não Olhe!
Autor(a): FML Pepper
Páginas: 384
Editora: Valentina


Vida. Morte. O que há entre elas? Antes e depois delas? Dois universos tão distintos e intimamente ligados. Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida? Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte? O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida, embebida de escuridão? A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção; a vida, uma batalha; a morte, uma bênção.




Estava com medo de ler esse livro. Não Olhe! (confira a resenha aqui) foi tão perfeito que fiquei com medo de me decepcionar com o final dessa história incrível. Aviso desde já que esse livro pode conter spoileres para quem não leu os outros dois!


Em Não Fuja! Nina e seus amigos, ou pelo menos os envolvidos em suas constantes fugas, estão sob o julgamento do Grande Conselho de magos. Capturados, eles são levados para uma área deserta de Zyrk e sentenciados. John e  Shakur (o líder assustador do clã Thron) são sentenciados ao Vértice, enquanto Richard é condenado a ser morto como sacrifício a Malazar, o grande demônio.


Depois de dois livros lutando e fugindo não ia ser nesse que Nina ia se entregar facilmente a seu destino cruel, não é mesmo? Pois a garota foge, para variar, com a ajuda de Richard e Shakur em busca de sua mãe, que está sob o domínio de um mago das trevas.


Era hora de enfrentar meu futuro e compreender meu passado.


Em Não Fuja! encontramos uma Nina mais madura do que nos outros livros, disposta a aceitar que não é uma garota normal, com uma vida normal e que nunca será. Diante disto, ela finalmente decide parar de fugir, com o intuito de descobrir toda a verdade a respeito de seu passado e enfrentar seu tenebroso futuro. Richard, como sempre, está maravilhoso e assim como Nina, decidido a enfrentar e aceitar seu futuro e assumir a responsabilidades por suas ações. Agora não temos mais um Rick confuso e oscilante como nos livros anteriores, mas um guerreiro decidido e resignado.


Quem diria? Minha morte dera sua vida por mim. 

O último livro fez jus à série? Apesar de considerar algumas escolhas da autora e alguns caminhos que ela escolheu desnecessários ou não muito bons, no geral achei que a Pepper conseguiu dar um final digno dos livros anteriores

Não Fuja! consegue ser bem mais sombrio que os outros dois livros. A ação constante que existe na narrativa é acompanhada por magia negra, bestas assassinas, escaravelos do mal e vendas de alma adoidada!

Pepper introduziu, ou deu destaque, a um novo personagem sombrio, Malazar. Este é filho de Tyron, expulso de sua dimensão e condenado ao Vértice. Resumindo, é o demônio, que vai atrás da híbrida que pode libertá-lo de sua prisão. É justamente o enfoque muito grande que a autora dá a essa criatura e a sua relação com Nina que achei desnecessária. Não chegou a prejudicar a escrita, mas para mim o livro poderia ter tomado outro rumo... enfim.

Mas Pepper não caprichou apenas no suspense e na tensão, ela também caprichou nas emoções desenvolvidas na narrativa. Dos três este é, com certeza, o livro mais sentimental. As emoções estão à flor da pele em quase todos os personagens, sentimentos ruins, mas principalmente sentimentos bons. Shakur me surpreendeu muito, e amei o caminho que a autora tomou no desenvolvimento dessa personagem. 


- Não poderia partir sem ver seu rostinho bravo uma última vez. Não tem ideia de como fica linda quando se zanga comigo. Acho até que isso me faz implicar mais do que deveria com você, minha pequena.

Resumindo, o final foi ótimo. Não conseguia desgrudar da leitura enquanto não descobrisse o que ia acontecer. Toda vez que as cenas de ação ficavam muito intensas e eu começava a achar que tudo iria por água abaixo a autora vinha com uma explosão de sentimentos e drama que faziam com que eu continuasse ávida pelo final.


Gostei que a autora respondeu todas as principais perguntas, tanto de Nina quanto minhas. Contudo, ela deixou algumas coisas secundárias e pequenas em aberto que me deixaram com aquela coceirinha de quero mais dessa história. Pepper escreve mais um livro mulher, não estou pronta para me despedir de Rick ainda!!!! Depois de toda a intensidade deste livro sinistro o que me restou foi uma ressaca literária daquelas!

3 comentários:

  1. Essa série me chamou atenção desde a primeira vez e eu precisoooooo ler!
    Minha amiga leu e amou, e vendo sua resenha, quero ler ainda mais.
    Arrasouu, parabéns!!

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lili!
    Confesso que pulei certas coisas da resenha para não pegar spoiler haha Ainda tenho que ler o segundo livro e estou agoniada precisando da leitura haha Fiquei muito mais aliviada ao saber que a autora respondeu nossas perguntas, que o livro é intenso e maravilhoso! Amei! Quero!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oiieee, essa série parece ser incrível, estou para ler, ainda mais por ser nacional neh!! E quando os autores fecham bem a série dá uma sensação de felicidade neh?? Eu fico super feliz quando tem um final digno, amei a resenha Lili.

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer