[Resenha] Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle



Título: Temporada de Acidentes
Autor(a): Moïra Fowley-Doyle
Páginas:256
Editora: Intrínseca
 Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.



O livro conta a história da família de Cara e seu medo e obsessão pela Temporada de Acidentes, que ocorre todo o mês de outubro, desde que a garota se entende por gente. Neste mês os móveis e as quinas da casa são revestidos, as facas e tesouras são escondidas e todo cuidado é pouco. Todo o cuidado é pouco, e essa temporada parece que vai ser uma das piores! 


Somando a todos esses perigos, Cara junto com sua irmã Alice, seu irmão postiço Sam e sua melhor amiga Bea, vão tentar resolver o desaparecimento de Elsie, uma garota estranha e isolada, que aparece sem querer em todas as fotos de Cara. Este desaparecimento é envolto em um forte mistério, que vai sendo revelado ao longo do livro, uma vez que ninguém da escola parece se lembrar da menina.

No início fiquei com medo da leitura, já que vemos uma pessoa aparecendo indevidamente em fotos, boneca vodoou presa em ratoeiras no meio do mato e acidentes estranhos acontecendo todo o tempo. Contudo, depois que tudo começa a fazer sentido, o medo passa e a história torna-se fascinante.


Não encontramos muito do “politicamente correto” no enredo criado por Moïra, pois temos adolescentes bebendo e usando drogas, invasão de casas e alguns tipos de agressões. Porém, essas temáticas são envoltas em um suspense coberto de magia, que alivia o peso de tais assuntos. Quanto aos personagens, meus preferidos foram Cara e Sam. Não bastasse toda a dificuldade trazida pela temporada, esses dois ainda precisam enfrentar seus próprios corações. Apesar de não serem irmãos de sangue, foram criados como se fossem após o sumiço de Christopher, pai do garoto. 
 
Posso dizer que o livro me surpreendeu muito. Não porque não deduzi o final, mas porque quando eu o peguei para ler imaginava uma história bobinha de adolescentes. Temporada de Acidentes é muito mais do que isso. É sobre segredos e verdades dolorosos que querem a todo custo vir à tona. É sobre enfrentar as dores e os acidentes da vida enquanto indivíduos e enquanto família. Como eu já disse, a autora pega uma temática delicada e pesada e a cobre com uma história de mistério e magia que a deixa interessante e gostosa de ler.

4 comentários:

  1. Olá, Lili!
    Desde o lançamento fiquei curiosa sobre esse livro. A estória me pareceu interessante e pelo visto vale a pena :D Também quero ser surpreendida haha Arrasou na resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li e até agora não sei o que achei kkk Na verdade eu gostei, mas achei esse livro meio perturbador... Nunca tinha lido um enredo assim.
    Adorei a resenha!
    Bjs
    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Passadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! Que que isso? Gente que agonia essa capa, vontade de ficar virando o livro pra moça não cair kkkkkkkkkk. Adorei a resenha! Amo suspense!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gente, esse é muito a minha cara!!!!
    Vou ler, claro, sim e com certeza.
    Parabéns pela resenha, divina.

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer